Tratamentos
A CIRURGIA ROBÓTICA revolucionou a medicina, pois, ela possuí enormes vantagens se comparada a cirurgia “aberta”. São exemplos de vantagens:
- menor risco de sangramento;
- menor tempo de internação;
- menor dor pós-cirúrgica;
- menor tempo de repouso;
- menor cicatriz (em muitos casos são imperceptíveis).
O tratamento para o câncer de próstata varia conforme vários fatores. Primeiramente, é preciso avaliar a doença, ou seja, é necessários sabermos se o câncer está na próstata, apenas, ou se ocorreu a disseminação do tumor (metástases).
Para cada etapa da doença, há formas diferentes para o tratamento. O meu papel é orientar, explicando cada forma possível de tratamento, enumerando suas vantagens e desvantagens e, o mais relevante de tudo, ouvir o desejo do paciente.
A cirurgia a laser é feita via canal da urina e libera o paciente no mesmo dia, sendo considerado muito mais eficiente, além de, possuir inúmeras vantagens em relação ao método convencional. São exemplos de vantagens:
- menor risco de sangramento;
- menor tempo de internação;
- menor dor pós-cirúrgica;
- menor tempo de repouso;
- menor cicatriz (em muitos casos são imperceptíveis).
Nova técnica de cirurgia da próstata a laser
Técnica de última geração que permite cirurgia ambulatorial para o aumento da próstata sem sangramento e com rápida recuperação, ou seja, cirurgia sem cortes e com tempo de internação de apenas 1 dia.
Os cálculos renais pequenos, ou seja, os menores que 5-6mm, normalmente são expelidos naturalmente pela urina, enquanto cálculos maiores geralmente demandam procedimentos cirúrgicos.
Há diferentes maneiras de tratar o cálculo renal. Primeiramente o paciente é avaliado, bem como as características dos cálculos fornecido por exame de imagem para que se defina o procedimento mais assertivo para cada caso.
A medicina avançou exponencialmente na área de cirurgia urológica e atualmente, diversos procedimentos podem ser executados de modo minimamente invasivo.
São realizados pequenos cortes (em torno de 0,5-1cm), pequenas pinças e uma minúscula câmera são inseridas no abdome do paciente (laparoscopia). É mínima a agressão cirúrgica, resultando numa menor dor pós-operatória, rápida recuperação e volta às atividades cotidianas, além de, cicatrizes mínimas (ou até mesmo inexistentes).
em muitos casos, são utilizados robôs (cirurgia robótica) para cirurgias de alta complexidade. Dificilmente é retirado a totalidade do rim do paciente, normalmente é retirado apenas o tumor, de maneira a, preservar o órgão sempre que possível.
O tratamento inicia com a entrada de uma câmera pelo canal da urina, de maneira que, a própria câmera retira o tumor. Logo em seguida é enviado o material retirado para análise. Se a análise apontar que o tumor não está invadindo a parede da bexiga, o paciente inicia apenas um tratamento complementar com medicamento que reduz o risco de recidiva.
Por outro lado, se o tumor está invadindo a parede da bexiga, há diferentes formas de tratamento, sendo, em muitos casos o aconselhado, a retirar da bexiga.