O estudo “Comparison of retropubic, laparoscopic, and robotic radical prostatectomy: who is the winner?” fornece uma análise abrangente das diferentes abordagens cirúrgicas para a prostatectomia radical, avaliando os resultados oncológicos, perioperatórios, pós-operatórios e custos associados a cada técnica.
Este estudo abrangeu 104 artigos originais, representando 227.400 pacientes, tornando-o significativo na urologia. As três abordagens cirúrgicas avaliadas incluíram a prostatectomia radical retropúbica (ORP), laparoscópica (LRP) e robótica assistida (RALP). Os resultados destacam diferenças notáveis: a ORP apresentou uma taxa significativamente mais alta de margem cirúrgica positiva (PSM), enquanto a RALP demonstrou uma menor taxa de PSM em comparação com a LRP.
Além disso, houve uma diferença significativa na taxa de complicações maiores entre ORP Em termos de desfechos perioperatórios, a RALP mostrou menor perda estimada de sangue, menor necessidade de transfusões e menos tempo de internação hospitalar menores em comparação com a LRP. Além disso, a RALP destacou-se na taxa inferior de disfunção erétil e incontinência pós-operatória em comparação com a LRP, com resultados equivalentes em outras comparações.
![](https://drdanielmelecchi.com/wp-content/uploads/2023/07/Dr.-Daniel-Melecchi.png)
Por Dr. Daniel Melecchi – Urologia Minimamente Invasiva e Robótica Urologia Oncológica